(61) 3445-1544
(61) 3771-1201

Hipertensão arterial: doença silenciosa que pode causar insuficiência renal

 

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias - quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Cerca de 90% dos casos de pressão alta são hereditários, porém, existem outros fatores que podem desencadear a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão atinge um em cada quatro brasileiros adultos. A pressão alta é a segunda principal causa de insuficiência renal, além de estar relacionada em até 80% dos casos de derrames cerebrais e 60% dos casos de ataques cardíacos. Os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no País. Além disso, cerca de 50% dos hipertensos não sabem que têm o problema.

A pressão alta faz com que o coração exerça um esforço muito maior do que o normal, por isso, o funcionamento dos rins podem ser afetados. Estes dois órgãos “trabalham” juntos e, consequentemente, o que atinge os vasos do coração afeta os rins. É importante ressaltar que o comprometimento renal - causado pela hipertensão arterial - ocorre de maneira lenta e a longo prazo. Por isso, é importante acompanhar, controlar e tratar a doença de forma correta.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, cerca de 18,2% da população do Distrito Federal tem diagnóstico médico de hipertensão arterial, sendo 13,9%  homens e 21,9% mulheres. O estudo, realizado pela VIGITEL, foi divulgado em 2018 - em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial - comemorado em 26 de abril.

Sintomas

 

Apesar de ser uma doença silenciosa, os sintomas da hipertensão, normalmente, aparecem quando a pressão sobe muito, com isso, podem ocorrer;

  • Dores no peito e cabeça;
  • Tonturas;
  • Zumbido no ouvido;
  • Fraqueza;
  • Vista embaçada e
  • Sangramento nasal.

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Os principais fatores que podem desencadear a doença são: sobrepeso, sedentarismo e tabagismo, além do consumo excessivo de sal. Realizar exames de rotina e adotar um estilo de vida saudável, como controlar o peso, praticar atividade física regularmente, inserir frutas e vegetais na alimentação e reduzir o consumo de sal, podem ajudar na prevenção da hipertensão.


CBND - Nefrologia e Diálise

Unidade Lúcio Costa
SGAS 610 - Via L2 Sul Asa Sul, Brasília

CBND - Nefrologia e Diálise

Biosphere Health Center
116 Norte Lote 09 - Asa Norte, Brasília

CBND - Nefrologia e Diálise

Unidade Prime
Taguatinga - Brasília, DF
Inauguração em 2019

Asa Sul

Centro Médico Lúcio Costa - SGAS 610 - Via L2 Sul Asa Sul, Brasília

Como chegar

Asa Norte

Biosphere Health Center - 116 Norte Lote 09 - Asa Norte, Brasília

Como chegar

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida